quinta-feira, 8 de maio de 2008


Um blog é apenas um blog, apenas um blog...


Naquele tempo chamava-se diário. Um caderninho que toda adolescente tinha. Lá a gente escrevia todos os pequenos segredos inconfessáveis aos pais. O primeiro amor, o primeiro encontro, o primeiro beijo, a primeira mão boba e suas inconfessáveis sensações, misto de medo e vontade urgente.
Lá também, naquele caderninho que ficava tão bem escondido embaixo do colchão (o único lugar que a xereta da sua mãe não o encontraria), eram registradas as grandes desilusões que permeiam a vida de qualquer garota: A decepção causada pela melhor amiga, aquela para quem você daria até o seu melhor jeans, e que se mostrou uma tremenda 'fura-olho'; A briga com seus pais e a vontade de ir embora, por os pés na estrada e descobrir o mundo; O medo de se tornar apenas mais um arremedo de mulher, submissa, casta e triste, como pareciam ser tantas outras mais que você conhecia; Também era lá que ficavam registrados todos os mutáveis sonhos juvenis, fruto de uma mente que sequer teve tempo de aprender a trilhar o próprio caminho; As decepções na escola; O amor que se perdeu por questões insignificantes...
Naquele tempo ter um diário era possuir uma Caixa de Pandora da qual só você tinha a senha para desvendá-la. O diário de uma adolescente era algo ultra-secreto, que você defenderia a intocabilidade com a própria vida. Sim, porque toda adolescente, de todos os tempos (idos e vindos) é intensa até às pontas das unhas. Para elas, tudo se resume a trágica questão de vida ou morte. Meninas não titubeiam em fazer até mesmo greve de fome, e chegam a definhar, ao saberem terem sidos violados os seus segredos (conheço uma doce menina que fez isso).

Mas enfim, éramos tão mais felizes ao resguardar da curiosidade alheia nossas pequenas e insignificantes inconfidências juvenis...


O diário, da forma que a nossa geração conheceu, perdeu-se no tempo. Cedeu seu espaço aos blogs. Curiosamente, não são os adolescentes que os maiores clientes de mais essa ferramenta virtual. Somos nós, a trintona geração coca-cola (ou seria agora geração coca light?).

A meninada não parece ter tanto entusiasmo assim para escrever nessa geringonça virtual. Poucos se arremessam nesse rapel 'Aureliano', aventura mais radical impossível. E se o fazem, utilizam o bizarro e, por vezes, excludente código teen da net, vulgo '
internetês'. E nós, seres primitivos dos anos 80, adoradores da infalível caneta BIC e das cadernetas Faber Castell , gastamos horas à tentar adivinhar o que significa 'OMG', código comumente escrito no diário virtual daquelas estranhas criaturas espinhentas.


Mas, enfim, continuando.

A idéia de construir mais um blog (já tive outros mais que foram, vergonhosamente, abandonados, esquecidos no meio do caminho) atraiu-me inicialmente. Em contrapartida, também gerou em mim um pouco de hesitação. Afinal, minhas idéias nunca foram as mais palatáveis e sociáveis possíveis. Estaria eu contribuindo para aumentar minha legião de desafetos, expondo particularidade de uma
'mente geniosa'(para quem não percebeu, isso é uma ironia)em um instrumento democrático, porquanto sua possibilidade de discondância, como é o blog? É um ponto.


Para além disso, ainda existem outros pontos mais inconvenientes :


Eu, tal como meu amigo designer gráfico (desculpa ai amigo![:d]) e jornalista/escritor desde o nascimento* - Denuxo Caxumba-, sinto-me irritada "com a natureza mono lógica dos blogs".

Sabe aquela sensação péssima que te assola à boca do estômago quando tu lês algo escrito por alguém queridíssimo, algo que tu não concordas, que até mesmo te irrita profundamente, porém, não te sentes confortável para escrever o próprio ponto-de-vista? E quando resolves escrever, se resolves, estais sempre acompanhado do senhor 'ponderação' e da dona 'omissão', que te limam e te calam sempre que tentas ser mais incisivo? 'Pois intão', como diria o Ivanzitos. Isso tudo torna os blogs alheios similares às aulas de professor autoritário. Aquele mestre que não te deixa interromper sua explanação, nem mesmo para esclarecer uma importante dúvida sua, e só te concede o poder da palavra se esta for para reafirmar a incontestável sapiência do todo poderoso.

Há também outro ponto que me incomoda um pouco mais: Não seria o blog pessoal, mais uma entre tantas tentativas dessa nossa triste geração midiática de conseguir seus quinze minutos de fama? Afinal, todos queremos ser ouvidos, lidos e reconhecidos em nossas qualidades. Ou não? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas, como diria aquele meu outro amiguinho...

Apesar de todos esses potenciais empecilhos psicológicos, resolvi construir minha página de vomitação de asneiras verbais. Como tudo mais na vida, esta não é para ser levada sempre à sério. Há que se manter o espaço para o sarcasmo, as piadinhas de duplo sentido, a ironia, e a inexperiência em se tratando de determinados assuntos. Erro que assola 10 entre 10
palpiteiros de plantão. E eu não poderia passar incólume a mais esse pecado.

Meu diário de capa cor de rosa, agora neste blog se vê ressuscitado, com letrinhas mais coloridas e sem a necessidade de usar cola Polar para enfeitá-lo com ridículas, mas imprescindíveis florzinhas e dezenas de coraçõeszinhos. Não é mais um espaço para inconfidências inconfessáveis. É apenas uma ferramenta de leiga palpitação que desejo dividir com os amigos que fiz pela vida afora, no mundo real e também no mundo virtual.

Não esperem demais desse papagaio que existe apenas como possibilidade, explicitação de meu complexo interior de balzaca com eterna alma de adolescente revolucionária. Não esperem nada além de um brinquedinho virtual escrito por alguém falível e irremediavelmente humano (Valha-me Santo Nietzsche!). Portanto, repleto de equívocos e certezas vãs.

Meça-o com olhos de crítico voraz, se assim lhe aprouver. Ou com a assertividade daqueles que preferem o carinho, à retórica maniqueísta. Mas leia-o, acima de tudo, como se fosse um fórum de discussão, tal qual os que freqüentamos nos sites de relacionamentos.
Quero saber sua opinião, seu ponto-de-vista, ter seu feedback. Não é isso que nos distingue dos primitivos? O diálogo? Perceba que o título desse treco não foi escolhido aleatoriamente: Miragens Teylúricas. Nada aqui será mais que isso: Uma sombra vista pelos olhos míopes da autora, de dentro da sua caverna ilusionista. Fantasmas. Miragens. E não haveria de ser diferente, afinal esse troço não pretensiona ser nada além de apenas um blog, apenas um blog...





Em tempo: 'OMG' no código teen da net significa "Oh My God!"[:o].
Valha-me Nossa Senhora das Assimilações Ortográficas![:d]

* Denuxo, para às favas com a obrigatoriedade da titulação, não compactuo com mais essa farsa capitalista, forma contemporânea de exclusão, forjada pela elite e jamais contestada pela intelectualidade permissiva. Forma impositiva que aparta aqueles que possuem dons naturais, primando pelos profissionais direcionados, catequizados e condicionados nas salas acadêmicas.
E tenho dito!(falei bonito, heim!) kkkkkkk

26 comentários:

Edson de Araújo disse...

Opinião descartável é o caralho!
Tapir

Miragens Telúricas disse...

/\
\\
//
Não seja grosseiro, sua Anta!
Grata!

Unknown disse...

Quem leu, achou muito bom.
Quem não leu, está achando ótimo.

[:D]

Unknown disse...

"Moderação de comentários"?

Ah, bom. Entendi...
Eufemismo para censura prévia.

[:P]

Carlex disse...

nao li mas para que conste a Teylocas é minha amiga.

De Marchi ॐ disse...

Tudo bem, só não me chama de Designer (parece nome de desinfetante... :D)

Já coloquei seu blog nos meus favoritos - sei que vai render muito.
Não broxe no meio do caminho, hein...

Bjo

De Marchi ॐ disse...

"Seu comentário foi salvo e será exibido após a aprovação do proprietário do blog."

P.S.: Que tipo de blog democrático é esse, com moderação de comentários? heheheheh

Miragens Telúricas disse...

Ignorância dessa blogueira que vos responde.
Só isso!
Já consertei a censura involuntária.
Abraços!!!

Anônimo disse...

Delícia escrever diários.Há uns dois anos minha mãe jogou uns três cadernos meus de adolescência nos quais estavam detalhados meus inúmeros e mirabolantes planos de suicídio.
Quis me suicidar quando ela me disse que havia jogado os cadernos fora(ahahahhahaaha)

Parabéns belo blog,Teyloca.Já tá no Favoritos.....

Miragens Telúricas disse...

Beleza JOb.Valeu!
Mas diz aí, colocava no teu diário cor de rosa as primeiras recebidas de mão boba que recebeste?

[:D]

Anônimo disse...

Meu diário num era cor de Rosa,Teyloca.......

Mas todas as sacanagens que eu aprontava,anotava lá.....

Eu escrevia pra publicação póstuma(ahahahhaha)
Todo adolescente atormentado escreve pra publicação póstuma.

Minha mãe é foda........

Anônimo disse...

Caralho,não existe publicação póstuma.
Eu quis dizer que escrevia pra ser publicado postumamente.

Adolescente é idiota,mesmo.Puta que pariu.....

Miragens Telúricas disse...

[i][red][b]Job,
Aconselho lavar os dedinhos com água sanitária.
ô Emo pra escrever palavrões, sô!!!
[:D]

Miragens Telúricas disse...

Esqueci que não dava pra escrever em vermelho!
Ô cacoete desgraçado!
kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

entao conta logo da primera furunfada ora bolas mano. he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he

Miragens Telúricas disse...

Pelezão,

Não falo de minha intimidade para anônimos, Pelezão!
[:D]

Anônimo disse...

ta bom. entao conta da segunda que ja num era mais segredo pra ninguem mesmo. he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he

Miragens Telúricas disse...

:x

웃 Mony 웃 disse...

Adorei a iniciativa.
Quero ver só o que teylóca vai aprontar... [:D]
Vou divulgar lá no meu, pode?!

Afe! PQP! Jobson, tua mãe frequentou a mesma escola que a minha?! :o
Também, deixar certas coisas na casa dela depois de sair de casa é um risco mesmo...
Eu não saio da minha sem carregar definitivamente TUDo que é meu!

웃 Mony 웃 disse...

Uma observação:
PQP! Pq esses mequetrefes serelepes não aparecem pra tagarelar no meu também?! :(

Miragens Telúricas disse...

Mony, deve ser porque você escreve sobre seriedades e eu, futilidades.
[:d]

De Marchi ॐ disse...

Tá bombando!
Conclusão: blogs bões não dão IBOPE!


P.S.: Aula de inclusão digital nº 1:
os códigos aqui funcionam entre < >, conforme escrito abaixo, onde as afobadas não lêem. :D

Anônimo disse...

nos já pode fechar o blog? he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he he

웃 Mony 웃 disse...

Afe!
Vai ficr no post inaugural, minha linda/!
cadê, a gente quer mais. :P
Ah! Seriedades nada, só minhas maluquices mesmo... ;)
Saudade de te ler.
beijoconas pra ti.

Anônimo disse...

Ora, ora, ora... veja só o que eu encontrei aqui... rs

Vou ler tb, posso? Eu ainda prefiro manter a grande parte das minhas divagações trancafiadas debaixo de sete senhas, mas ler as de alguns outros bem selecionados tem sido bastante interessante. E eu acho que esse aqui tb vai ser, já gostei da introdução. ;)

Ah, e obrigada pela tradução da sigla... :D

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта miragensteluricas.blogspot.com